Total Pageviews

Wednesday 5 October 2016

TEACHER, HOW DO I SAY 'MEU DEUS!'/ 'MINHA NOSSA!' IN ENGLISH?






Assim como no português, na língua inglesa usamos interjeições para expressar sentimentos, emoções e estados de espírito. Para exprimir espanto ou admiração, por exemplo, em ambas as línguas vemos a possibilidade de usarmos termos derivados de crenças religiosas. Assim, em Português,  é comum dizermos ‘Nossa!’, que é uma interjeição de espanto ou admiração que invoca Nossa Senhora. Já no Nordeste do Brasil, comumente se escuta Vixe!, que vem de Virgem Maria! 

Como poderíamos nos expressar em inglês? Cito, a seguir, várias interjeições, cuja escolha dependerá de cada falante, ou seja, de achar ou não ofensivo usar termos religiosos. É interessante notarmos, que há interjeições mais curtas, nas quais omitem-se as palavras ‘God’ ou ‘Jesus', provavelmente para não “se invocar o santo nome em vão”.

Então, passemos agora para as expressões de surpresa em inglês.
  1. My God!
  2. Jesus Christ!
  3. My Gosh!= Nossa!
  4. God Blind me! / Cor blimey- expressão que demonstra grande surpresa do que se vê.
  5. Blimey! – forma mais curta de God blind me e usada quando algo é tão surpreendente que faz o falante desejar não ser capaz de enxergar  tais coisas. 
  6. My Goodness = meu Deus! Minha nossa!
  7. Oh, dear!
  8. Goodness gracious!= Meus Deus!
  9. Dear me! - Ai meu Deus!. 
  10. Oh my!
  11. Oh, gee!
  12. Oh heavens!= Oh céus!
  13. Holy smoke! (=Santo Deus!)O sentido literal de Holy é sagrado. A Expressão é bem informal, um tanto quanto ofensiva e possui variações tais como Holy shit (= Puta merda!), Holy cow! =Holy cow! How did you get that?

Há outras maneiras de expressar surpresa em inglês e que também torna o discurso mais natural. São expressões usadas para  demonstrar o interesse do ouvinte naquilo que foi dito pelo falante.

  1. Wow! 
  2. What a surprise! = Que surpresa?
  3. Are you serious?=  Você tá falando sério?
  4. Are you joking (me)?= Você está brincando
  5. Are you kidding me? = Você tá brincando
  6. Fancy that!=  Imagine só!
  7. Really? = É mesmo?
  8. Man! That was great!=  Nossa! Foi ótimo!
  9. I don’t believe it! = Eu não acredito
  10. I’m speechless = Estou sem palavras

Bem, por hoje é só. Espero que tenham gostado das dicas. 

No comments:

Post a Comment

Comments system

Disqus Shortname