Total Pageviews

Tuesday 27 September 2016

O QUE SÃO ‘COLLOCATIONS' E COMO APRENDÊ-LAS.

Uma das coisas mais difíceis de aprender numa língua estrangeira é a combinação de palavras. Refiro-me às chamadas 'collocations', ou seja palavras que são usadas, conjuntamente,  de maneira arbitrária. Por exemplo, em inglês, as palavras ‘fast' e ‘quick' são sinônimas, certo? Porém, a palavra ‘food’ combina com ‘fast’, e não com ‘quick' e, portanto, dizemos ‘fast food’ e não ‘quick food’.

De uma maneira simples e bem resumida, vamos pensar em verbos que se associam a substantivos, naturalmente, adquirindo significado. Imaginem, por exemplo, os verbos ‘do’ e 'make', que, em português, significam fazer. Apesar deles possuírem o mesmo significado na língua portuguesa, um não pode substituir o outro. Assim, percebe-se que há palavras que se juntam com ‘do’, ao passo que outras combinam com ‘make' (e.g do the homework, e não 'make the homework’. Além disso, vale salientar que não devemos traduzir o grupo de palavras ao pé da letra, pois nem sempre soa bem na nossa língua. Quando dizemos, por exemplo, ‘do the washing up’, significa ‘lavar a louça”.

O fato é que enquanto o falante nativo usa as 'collocations', espontaneamente, o aluno de inglês, não raro, tem inúmeras dúvidas de como utilizá-las corretamente, pois não há regras gramaticais. É apenas através de prática que nos acostumamos a usar esses grupos de palavras de forma automática. Assim sendo, coloquem na cabeça, que é importante compreender o sentido que as collocations adquirem e, se possível, agrupá-las de acordo com o que expressam’ (faremos isso através de ‘word maps’). Infelizmente, decorar não vai levar o aluno muito longe. É importante PRATICAR. 

Vocês viram que eu disse ‘colocar na cabeça'? Pois é, em inglês eu não digo 'put in mind’, e sim ‘bear in mind’. Viram a collocation? 

Diante da importância de lidarmos com esse tema, resolvi fazer ‘posts’, onde se pode trabalhar as tão temidas 'word combinations' na prática, ou seja, através da conversação e de jogos. Primeiramente, vamos trabalhar com "do". Portanto, acessem o 'post' específico. Espero que curtam. 


No comments:

Post a Comment

Comments system

Disqus Shortname